Quando o fiscal do SAAE não consegue fazer a leitura do consumo de água, porque não teve acesso ao hidrômetro o cálculo da conta é feito com base no consumo médio dos últimos três meses. Para evitar esse procedimento, o SAAE vem retirando todos os hidrômetros da parte interna dos imóveis, colocando-os nas fachadas. Isso além de evitar que sua conta seja processada pela média, evita também que pessoas mal intencionadas adentrem em sua residência se fazendo passar por funcionário do SAAE.
O usuário que esteja em débito com o SAAE pode fazer um acordo para parcelar o valor total da dívida. Para solicitar o parcelamento, o usuário deve procurar o balcão de atendimento do SAAE, munido de documentação do imóvel e pessoal, além das contas de Água em débito, se tiver.
Após 30 dias de vencimento da conta, o SAAE está autorizado pela legislação a cortar o fornecimento de água dos inadimplentes. O serviço de religação será efetuado em até 03 (três) dias úteis após o pagamento da conta. Para a religação é cobrada uma taxa na próxima conta.
O titular da conta de água do SAAE é sempre o proprietário do imóvel. Para alterar o nome do titular da conta de água é necessário que o interessado apresente no balcão de atendimento ao usuário, na sede do SAAE, cópia da escritura, contrato de compra/venda devidamente registradas ou Guia do IPTU em nome do atual proprietário.
O inquilino não poderá colocar a conta em seu nome, mas poderá colocar seu nome como usuário. Para isso deverá se apresentar no balcão de atendimento ao usuário, na sede do SAAE, munido de cópia do contrato de locação e documentos pessoais: (RG e CPF) requerer o serviço.
Caso o imóvel esteja a cargo de alguma imobiliária, esta poderá fazer as alterações, desde que o funcionário da imobiliária se identifique com documentos pessoais e apresente cópia da escritura, contrato de compra/venda devidamente registradas ou Guia do IPTU em nome do atual proprietário. O SAAE não cobra taxa para esse serviço.
É possível alterar o número do imóvel que consta na conta de água. Para que o SAAE faça a modificação, o usuário deverá apresentar documento da prefeitura onde conste os dados do imóvel e o novo número. Esse serviço é realizado gratuitamente pelo SAAE.
O desligamento provisório é um serviço oferecido pelo SAAE nos casos em que o imóvel esteja vago. Para solicitá-lo, o proprietário deve apresentar o RG e requerer o serviço no balcão de atendimento do SAAE. Entretanto se possuir débito, este terá que ser quitado para que o serviço possa ser feito. O SAAE executará o serviço em um prazo de até três dias após a solicitação.
A ligação nova deverá ser requerida pelo proprietário ou representante munido de documentos pessoais, do proprietário e do imóvel, ou seja, um documento expedido pela prefeitura onde conste o endereço completo do imóvel, inclusive número, de onde será feita a ligação.
O valor, que vai variar de acordo com o serviço e os materiais gastos, poderá ser parcelado, sendo a primeira parcela no ato do requerimento e as demais na conta de água.
No caso da ligação de esgoto, já existindo ligação de água, basta que o proprietário ou representante apresente uma conta de água do imóvel.
Antes da execução do serviço, o usuário já deverá ter providenciado no local a identificação do número do imóvel.
O Sistema informatizado do SAAE possui um controle sobre o consumo de seus usuários, chamado “fora de faixa”. Quando o consumo fica fora da faixa, é feita uma conferência na leitura, vazamentos, etc. Todavia, em caso de dúvida sobre consumo, o usuário poderá pedir ao SAAE uma revisão.
Para isso, ele deverá solicitar o serviço no atendimento ao usuário, na sede do SAAE Em caso de suspeita de vazamento, o SAAE poderá enviar ao local um técnico para vistoria quanto a possível vazamento.
AtençãoNão é para retirar o vazamento, este é um serviço particular. O que o SAAE vai fazer é tentar localizar e indicar se existe e onde se encontra o vazamento. O SAAE não cobra este serviço, a não ser que seja necessário gastar algum material. Neste caso o mesmo será cobrado na próxima conta.