Mercado Municipal e adjacências recebem atenção especial para o período de chuvas

O SAAE de São Lourenço não vem medindo esforços para erradicar de uma vez por todas os problemas de alagamento no entorno do Mercado Municipal e Corpo de Bombeiros.

Estão sendo construídos bueiros desde a esquina do antigo hotel Monte Azul e Correios até à margem do rio Verde pelo início da avenida D. Pedro II. 46 bueiros já foram construídos e ainda existe a previsão de instalação de mais 40 no entorno daquela “bacia” onde se encontram as águas das fortes chuvas que acontecem na cidade de tempos em tempos. O problema é que faltava bueiro para dar vazão à obra de ampliação de captação de água pluvial.

O entorno do Mercado Municipal conta agora com dois sistemas de escoamento de água sendo que o primeiro e mais antigo direcionava o fluxo para o final da rua Santos Dumont. Em recente inspeção comprovou-se que o local estava assoreado e comprometia a coleta de água pluvial. Todas as obras necessárias para o reparo do problema foram realizadas.

O segundo sistema de drenagem é mais recente e deságua próximo ao teleférico. Sua saída não corre risco de assoreamento em virtude de ser mais larga e cimentada, porém, faltavam bueiros para dar vazão à água que desce dos bairros mais altos da cidade. Esses bueiros estão em construção e o corpo de engenharia após um dimensionamento mais amplo do problema recorrente optou pela colocação de mais pontos de drenagem que conduza a água para as galerias existentes. Veja na primeira foto os bueiros geminados em frente ao mercado municipal. Na segunda foto mais dois bueiros em construção. Na terceira foto mais dois bueiros prontos. Na quarta foto veja como estava assoreada a saída da galeria pluvial que fica na rua Santos Dumont. Na quinta foto a comprovação que foi feito a limpeza do cano de drenagem na rua Santos Dumont e na última foto o caminho totalmente desimpedido para a água pluvial chegar ao rio Verde.