Limpeza de reservatórios interromperá abastecimento de água da cidade no próximo dia 16

Os reservatórios do jardim das Acácias/Foto: Ascom/SAAE

Os reservatórios do Jardim das Acácias/Foto: Ascom/SAAE

A Prefeitura de São Lourenço, por meio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), já marcou a data para a primeira etapa da limpeza dos reservatórios de água do sistema de abastecimento da cidade. No próximo dia 16, terça-feira, será realizada a lavagem dos reservatórios da Estação de Tratamento de Água (ETA) e do reservatório do Vila Nova.

A ação para a melhoria do aspecto de qualidade da água distribuída pelo SAAE é uma iniciativa do prefeito Lessa, que solicitou a limpeza para a retirada das incrustações de sólidos e calcários comuns na tubulação compõem a rede de abastecimento.

O restabelecimento do abastecimento da água acontecerá no mesmo dia, porém o normalização ocorrerá de forma gradativa podendo haver instabilidade na distribuição.

De acordo com o presidente e engenheiro do SAAE, Hemerson Jader Cunha, a água tratada passa pelos dois reservatórios antes de chegar até a população, o que gera a necessidade de paralisação do abastecimento.

“Após a limpeza desses dois reservatórios, vamos agendar a ação nos demais que compõem a rede de abastecimento. Nos demais, a interrupção do abastecimento acontecerá somente nos bairros atendidos por eles”, informou Hemerson.

A limpeza dos reservatórios, que acontece do início do tratamento para a ponta da rede, vai reduzir a presença das incrustações de sólidos e calcário comuns na rede. “Essas incrustações se formam nas adutoras e são arrastados para os reservatórios e pontas de rede quando o abastecimento é retomado depois de paralisado. Nos reservatórios, o material decanta no fundo e, quando reposto o nível d’água, chega até os imóveis”, explicou o presidente da autarquia.

Etapas da limpeza dos reservatórios

A segunda etapa será nos reservatórios do Jardim das Acácias e São Francisco. O reservatório do Jardim das Acácias atende os bairros Serra Azul, Paraiso, Alto da Federal (região da rodoviária), Alto São Francisco, o bairro onde está instalado, entre outros. Já o reservatório São Francisco abastece os bairros Estação, Nossa Senhora de Lourdes, Mirante, Barreiro, casas populares, loteamento São João, Santa Maria, entre outros.

Já a terceira etapa da ação de limpeza vai abranger os dois reservatórios do Carioca, Solar dos Lagos e Cohab. Os reservatórios do Carioca, com capacidade total de 820 mil litros, atendem os bairros Carioca, São Lourenço Velho Canaã, Topomóvel e Via Ramon.

Os reservatórios do Solar dos Lagos, com capacidade total de 600 mil litros, abastecem o Solar dos Lagos, Porta do Céu, Vale dos Pinheiros, São Matheus, Santa Mônica, Santa Mônica II, Serra Verde, Lagoa Seca e Palmela. 

Nova balsa

Na oportunidade da0 limpeza dos reservatórios e a consequente paralisação da captação de água, o SAAE fará a substituição da balsa que abriga o conjunto de três motobombas que levam a água do rio até o tratamento.

A atual balsa já está no final da vida útil. O novo equipamento tem mais espaço para instalação das motobombas, o que facilita e proporciona mais segurança na operação e manutenção. O sistema de captação com balsas permite que as motobombas fiquem sempre na superfície do rio e em caso de cheia não haja paralisação do abastecimento.     

Acessibilidade